OKR é para sua empresa?
- sarasspigariol
- 29 de ago. de 2022
- 5 min de leitura
Atualizado: 30 de ago. de 2022
Será que um framework pode ser o que faltava para o sucesso do seu negócio?

Calma, vamos pelo início
OKR é uma metodologia/framework para definir e gerenciar metas e seus resultados. Traduzindo O=Objetives e KR=Key Result.
Por OBJETIVOS entende-se os resultados de negócio que precisa ser atingido e deve ser descrito em termo qualitativos. Já os RESULTADOS-CHAVES são metas agressivas, mas atingíveis baseadas em indicadores mensuráveis. Portanto, a ideia é dos KRs é provar se o OBJETIVO foi atingido.
Para facilitar na construção dos seus OKR, você pode pensar na seguinte estrutura lógica: “Vamos [SEU OBJETIVO], e saberemos se formos bem sucedidos se conseguirmos [KR #1] e [KR #2]”.
Assim, nota-se que para CADA objetivo existem N resultados-chaves que podem ser previstos.
Benefícios
O grande benefício do OKR está no fato de que ele puxa os olhos, principalmente, dos níveis gerenciais para os 3 pontos essenciais de qualquer negócio: (i) Foco e Priorização; (ii) Alinhamento; e (iii) Motivação.
Sobre Foco e Priorização dispensa-se comentários. Apesar de ser óbvio e clichê, poucas empresas lembram do qual importante isso é. Se é algo importante na espera pessoal, imagina para uma empresa que está sendo construída!
Agora, Alinhamento. Interessante do OKR é que realmente, durante todo o processo de construção e monitoramento do OKR junto com as equipes e/ou gerentes de cada área, percebe-se como esse framework reforça, ainda que de forma indireta, o alinhamento de todos com a linha temporal de evolução dos projetos e da empresa, questões de hierarquia dentro da empresa e, principalmente o alinhamento da missão e da visão da empresa para com todos.
Vamos, para a Motivação - adoro o mindset do OKR sobre isso! Bem, sabemos que os KR são metas agressivas, mas atingíveis, baseadas em indicares mensuráveis. Esses KR consistem em etapas ou planos de ação que guiam os colaborados na direção de bater a meta e que tenham marcos cronológicos que os levam a atingir seus objetivos. Mas essa não é a parte interessante…
Essa é: Segundo o framework, ao definir as metas do KR, elas devem ser difíceis, porém ATINGÍVEIS, para que aumentem a motivação de pessoas em relação às tarefas que elas têm que executar. A lógica é a seguinte: Metas difíceis de serem alcançadas, cujo valor deva estar acima das capacidades dos colaboradores, levam a um maior engajamento dos colaboradores e, por conseguinte, permitem com quem aprendam e cresçam mais no processo de conquista da meta.
E o que seria uma meta agressiva? A proporção para definir uma meta (lembrando aqui que o KR é algo quantitativo) é chegar num valor no qual 70% dele seja o montante considerado esperado (“normal”) e que os outro 30% seja a parte agressiva para que o colaborador se engaje e aprenda.
Lembre-se, os resultados reais efetivamente alcançados através das metas pelos colaboradores são mais importantes que seu percentual de conquistado. O que vale aqui, como KR, é o esforço das equipes, e seus resultados deverão estar alinhados com o objetivo correlato.
Se você realmente elaborou seu OKR da forma correta e seus equipes alcançarem todos os KR, você deverá ter atingido o objetivo de negócio do período. Se alcançou todos os KR, e não atingiu o objetivo… tem tarefa para ser refeita e tentar novamente o framework.
Como definir meu OBJETIVO
Vamos por parte. Para definir os seus objetivos, é necessário que antes você tenha 02 pontos do seu negócio muito claros: missão e visão.
Missão: é o propósito da sua empresa - e aqui não se fala de produtos ou serviços, e sim o COMO da sua essência.
Visão: é uma descrição do futuro, a partir do impacto que a empresa terá no mundo.
Com esses 02 pontos, é então possível criar e estruturar uma estratégia de negócio de forma macro e micro. Fácil? Com certeza não - até porque uma boa estratégia irá trazer escolhas difíceis de serem tomadas. Contudo, decisões estratégias serão os norteadores dos OKR de longo prazo.
Assim, sem esse trabalho introspectivo de alinhamento de missão com visão e definição estratégica, dificilmente o OKR será sustentável e prático dentro da sua empresa.
Como definir meus KEY RESULTS
Os KR devem:
ser específicos e de fácil mensuração;
ser baseados em indicares quantitativos, principalmente baseados em KPI (Key Performance Indicators);
ter indicares sensíveis ao esforço do dono daquele OKR; e
ser agressivas, porém passíveis de serem alcançados (dentro de um ambiente ético e saudável).
A ideia dos KR é provar se o objetivo foi atingido. Logo, se você realmente elaborou seu OKR da forma correta e suas equipes alcançaram todos os KR, você deverá ter atingido o objetivo de negócio esperado no período.
Ciclos do OKR
OKRs idealmente são divididos de 02 formas: Anual e Trimestral. O ciclo do OKR trimestral logicamente tem duração de 03 meses, e está inserido dentro do OKR do ciclo anual.
Os ciclos consistem basicamente em 03 etapas:
(1) PLANEJAMENTO
A partir dos OKRs de 1 ano, cria-se OKRs de 03 meses. Ou seja, esses OKRs trimestrais são desdobramentos do anual para equipes e indivíduos, criando os planos de ação e projetos de curto prazo que estejam alinhados para que se atinja o OKR anual.
Nessa etapa de planejamento, transforma-se os objetivos da organização em objetivos, KR, projetos e planos de ação para toda a empresa.
Importante ter em mente que apenas estabelecer metas não adianta! Para alcançá-las é necessário um plano detalhado dentro de cada meta.
(2) MONITORAMENTO
Aqui acompanha-se semanalmente o progresso dos OKRs e é feito ajustes nos esforços e planos de ação se não estiveram gerando resultados nas OKRs.
O importante é a cultura da aprendizagem e da resolução de problemas em torno dos OKRs. Assim, nessas reuniões de monitoramento é imprescindível que:
ninguém tenha medo de trazer “más notícias”;
todos os membros da equipe colaborem e se engajem para resolver os problemas; e
sejam baseadas em fatos e dados;
com foco na causa raiz do não cumprimento dos OKRs, e não causas superficiais - perguntas como: “O que está off track?”, “Por quê?” e “O que está sendo feito para reverter essa situação?”.
(3) AVALIAÇÃO
No final do ciclo, avalia-se o resultado final dos OKRs (“Quais os resultados atingidos?”) e emenda-se no planejamento do próximo ciclo. O intuito é que, a cada ano a empresa redefina seus OKRs anuais e revisite suas estratégias.
Ou seja
Frameworks não são o segredo de sucesso de nenhuma empresa. Não existe um hack ou um atalho para o sucesso ou para uma boa gestão. Mas com certeza um fator de significativa importância são as pessoas e as equipes que elas formam.
Presenciei empresas que faziam o OKR como manda o figurino e com equipes ótimas, mas a empresa estava sempre empacada. O problema? Simples: falta de foco e alinhamento em questões estratégicas. Já outras empresas voavam, e ninguém lá dentro sabia o que era OKR. Ou seja, não tem regra.
O framework não é um dever - e você não está pecando se não o implementa na sua empresa - e sim uma opção caso você tenha a NECESSIDADE e/ou simplesmente QUEIRA tentar lapidar e clarificar metas, estratégias e evolução de projetos para com toda a empresa.
Por experiência própria, o OKR é uma ferramenta muito interessante de tentar implementar para organizar questões estratégias e até gerir projetos! Digo tentar, porque talvez ela não funcione para sua empresa, mas pode valer a pena.
Se a sua cultura é forte, você terá a sensação de união ao ver todas as equipes juntas em reuniões de planejamento e monitoramento com objetivos de todos em um mesmo excel. O efeito que surte é de EQUIPE, que todos estão fazendo um papel importante para algo maior em um lugar no qual todos acreditam - ou que deveriam acreditar.
Não acredito que exista o "one size fits all" no mundo dos negócios. O que podemos fazer é adaptar frameworks e ferramentas de gestão de forma customizada para cada empresa, sendo as vezes necessário aculturar uma ferramenta e adaptá-la para a realidade e contexto no qual a empresa está inserida.
Template
Caso precise/queira implementar OKR na sua empresa, compartilho abaixo o template que criei e utilizei: Sinta-se à vontade para utilizá-lo.
Sinta-se à vontade para utilizá-lo ;)
Comments